Egito - Programa nacional
O programa de bolsas L'Oréal-UNESCO For Women in Science Egypt visa promover a participação de jovens mulheres na ciência provenientes do Egito. O Programa distingue três jovens investigadoras egípcias talentosas pela qualidade dos seus trabalhos de investigação e encoraja-as a seguir uma carreira brilhante na ciência no domínio das Ciências da Vida (tais como biologia, bioquímica, biofísica, genética, fisiologia, neurociências, biotecnologias, ecologia e etologia), bem como das Ciências Físicas (tais como física, química, engenharia do petróleo, matemática, ciências da engenharia, ciências da informação, ciências da Terra e do Universo).
Serão concedidas duas bolsas no valor de dez mil euros (10 000 euros ou o equivalente em moeda local) cada uma a mulheres egípcias que se dediquem a trabalhos de pós-doutoramento em laboratórios de investigação, institutos ou universidades no Egito. Uma bolsa no valor de seis mil euros (6 000 euros ou equivalente em moeda local) cada será concedida a mulheres egípcias que estejam a fazer um doutoramento (grau de doutoramento) num laboratório de investigação, instituto ou universidade no Egito.
Parceiros
Academia de Investigação Científica e Informação
Número de dotações
3 dotações anuais
Montante por dotação
6000 EURO Estudante de doutoramento
10000 EURO Pós-doutoramento
Requisitos
A- Investigadores de pós-doutoramento:
Os candidatos devem satisfazer os seguintes critérios gerais:
- Ter obtido um doutoramento numa das áreas científicas (tais como biologia, bioquímica, biofísica, genética, fisiologia, neurociências, biotecnologias, ecologia e etologia), bem como em Ciências Físicas (tais como física, química, engenharia do petróleo, matemática, ciências da engenharia, ciências da informação, ciências da Terra e do Universo). Só são elegíveis os candidatos que tenham obtido o seu doutoramento durante 2019-2023.
- Ser de nacionalidade egípcia.
- Trabalhar num laboratório de investigação, num instituto ou numa universidade no Egito.
- Os candidatos não devem ter mais de 45 anos de idade no final do período de candidatura.
B- Estudantes de doutoramento:
Os candidatos devem satisfazer os seguintes critérios gerais:
- Ter obtido os graus de licenciado (B.Sc.) e de mestre (M.Sc.), ou equivalente, numa das áreas científicas (tais como biologia, bioquímica, biofísica, genética, fisiologia, neurociências, biotecnologias, ecologia e etologia), bem como em Ciências Físicas (tais como física, química, engenharia do petróleo, matemática, ciências da engenharia, ciências da informação, ciências da Terra e do Universo).
- Deve ser estudante de doutoramento a tempo inteiro e estar inscrito no 2º ano do programa de doutoramento, ou um ano antes da defesa da tese.
- Ser de nacionalidade egípcia.
- Trabalhar num laboratório de investigação, num instituto ou numa universidade no Egito.
- Os candidatos não devem ter mais de 45 anos de idade no final do período de candidatura.
Principais critérios de elegibilidade
Os critérios de seleção do candidato pelo júri são os seguintes
- Os candidatos devem ocupar um lugar de investigador numa das universidades ou institutos de investigação do Egito.
- Registo académico notável do candidato (incluindo número, qualidade e impacto das publicações científicas, apresentações em conferências, patentes...).
- A qualidade científica e a utilidade do projeto de investigação.
- A abordagem inovadora (fundamentação, relevância, originalidade, resultados, aplicações, etc.) e os resultados esperados da investigação.
- A capacidade da candidata para comunicar e promover as ciências junto de um público mais jovem e para incentivar as jovens cientistas egípcias e árabes.
- O percurso profissional da candidata.
As bolsas são exclusivamente dedicadas ao desenvolvimento da investigação científica e não podem, em caso algum, substituir as obrigações do laboratório para com os seus investigadores.
As bolsas não são renováveis e podem ser acumuladas com outras bolsas de investigação.
Data de lançamento inicial
2018